CENTRO DE ESPETÁCULOS DE TALATONA

Luanda | Angola​

ESTUDO PRÉVIO E PROJETO DE EXECUÇÃO

Em pleno meio urbano caracterizado por um uso misto e com francos acessos, o Centro de Espetáculos dispõe de todas as condições para se estabelecer com sucesso.


A urbe que o envolve completa o seu programa e dá-lhe o apoio necessário. Todavia, o edifício proposto é já, em termos de programa, um edifício completo pois contempla, além da sala de espetáculos para variados tipos e com capacidade até 800 pessoas, zonas de comércio, de restauração, de escritórios, spa e 4 alojamentos de tipologia T1 localizados na cobertura onde o recolhimento e as vistas complementam e valorizam a sua qualidade.


Todavia, sendo os espetáculos a sua função principal, desenvolveu-se uma volumetria que a traduzisse. Apresenta-se assim um edifício todo facetado e rampeado, marcado pela subida do auditório, equilibrado visualmente na base por uma cunha de vidro. A casa opaca com vãos circulares que pousa na cunha de vidro visa proporcionar visibilidade às atividades que circundam o auditório da sala de espetáculos e, ao mesmo tempo, criar ritmos de cheios e vazios, de pontos de luz e sombra no conjunto, parecendo este elemento uma capa sobre um diamante lapidado.