VILA AGRÁRIA EM DOMBE

Manica | Moçambique

 

ESTUDO PRÉVIO E CONSULTORIA TÉCNICA

O distrito de Sussundenga possui grande atividade agrícola, sendo considerado o Celeiro da Província de Manica. No distrito também se localiza o ponto mais alto do país designado por Monte Binga e que permite a existência do ecoturismo.


O posto administrativo de Dombe localiza-se a sul, estando na proximidade de várias linhas de água.

 

O terreno, com cerca de 2.000 hectares, situa-se a 3 km de Muxamba, a 38 km da estrada principal e a 61 km a nordeste de Dombe. O local encontra-se enriquecido pela existência de um rio na proximidade.
Pretende-se promover a construção de um complexo agroindustrial, destinado à produção agrícola e distribuição de produtos hortícolas, que permita a dinamização da região e o impulsionamento da economia local e do país.


O espaço construído do complexo localiza-se numa pequena área do terreno, para possibilitar o máximo de rendimento do cultivo para produção de limão (Fevereiro e Março), laranja (Março e Abril), toranja (Maio e Junho) e ananás (Julho a Janeiro). A produção faseada permite otimizar os recursos do complexo.
Numa zona mais nobre, com acesso direto do exterior e após passagem pela portaria, localizam-se o edifício da Administração e as 14 residências destinadas a gestores e hóspedes.


Ainda na proximidade da portaria, localiza-se a fábrica que faz a receção do produto, após a colheita, preparando-o para a distribuição por via terrestre e aérea. A fábrica possui um armazém refrigerado com capacidade para reter o produto até 3 dias antes da sua expedição.


A cerca de 200 metros, localiza-se o aeródromo privado do complexo que possibilita a expedição do produto final, servindo também como meio de transporte de pessoas.


Entre a zona nobre a área de cultivo localizam-se as residências dos trabalhadores (com capacidade para 32 pessoas) assim como os serviços associados.


Tendo em conta que se pretende dinamizar a região e promover a responsabilidade social, propõe-se a construção de uma escola de ensino básico na comunidade local e de 4 residências para os professores que irão lecionar nessa escola.