HOTEL 5 ESTRELAS EM PALMA

Cabo Delgado | Moçambique

ESTUDO PRÉVIO E PROJETO DE EXECUÇÃO

As belas paisagens da orla costeira de Palma vincaram o interesse em desfrutar o mais possível quer dos cenários de mar quer dos terrestres. O conceito regeu-se também por princípios de estabelecimento com a natureza de um contacto mais direto e participativo, pelo respeito pela mesma, pela harmonia entre paisagem natural e intervenção, por valores de qualidade, de conforto e de requinte bem como por fatores de sustentabilidade e salubridade. 

Com estes pressupostos nasceu um edifício baixo e longo, em TESOURA, que pretende trazer para o interior as riquezas naturais exteriores assim como também pretende aludir às singulares riquezas culturais. 

As formas que se agarram ao terreno são lineares e texturadas, mas neutras de cor, de modo a expressarem uma maior rigidez. As mais elevadas procuram retratar a ondulação do mar com o ondulado das varandas lisas, claras e polidas. Os tons claros e neutros do exterior querem que o conjunto se leia como luz, luz essa que penetra no interior onde tem uma invulgar incidência no átrio através da cúpula invertida de água que marca fortemente o seu centro como se o mar espreitasse o coração deste hotel. Importa também a sombra, o negativo que intensifica qualquer condição de luz.