PLATAFORMA LOGÍSTICA DE MENONGUE​

Kuando Kubango | Angola

ESTUDO PRÉVIO E PROJETO DE EXECUÇÃO

A rede nacional de plataformas logísticas é a afirmação da industrialização do país. Para a região, esta plataforma dinamizará a atividade económica através da captação de investimentos e dinamização da indústria local, facilitando a distribuição dos produtos.


A plataforma logística, muito importante para Kuando Kubango pois é a única na província, localiza-se na proximidade da cidade de Menongue e junto à linha de caminho-de-ferro que conecta esta cidade com a cidade de Lubango.


A configuração planimétrica e a topografia do terreno permitiram a manutenção de um traçado inicial fundamentalmente ortogonal, que possibilita futuras expansões sem que haja uma alteração aos princípios básicos do projeto.


A organização sequencial dos edifícios de forma ortogonal permite criar a ordem num lugar rodeado de construções descaracterizadas inseridas numa cidade que cresce de forma aditivada. Apenas a sudeste a disposição da rede viária e dos edifícios é em diagonal, salientando o carácter mais nobre do edificado nomeadamente da administração da plataforma e da unidade hoteleira.