AMPLIAÇÃO DO PORTO SECO DO SOYO

Zaire | Angola

ESTUDO PRÉVIO E PROJETO DE EXECUÇÃO

O conceito de Logística resulta de um fenómeno de globalização das economias que contribui para as alterações, que cada vez mais se verificam por toda a Angola, nas redes de comunicação aérea, marítima, ferroviária e viária e nas consequentes soluções de transporte e de abastecimento das províncias angolanas e países vizinhos.


Soyo é uma cidade de elevada importância geográfica pois localiza-se no extremo noroeste de Angola já na divisa com o Congo, banhada em parte do seu perímetro pelo Oceano Atlântico.
O transporte marítimo e a exploração petrolífera fizeram com que esta região se desenvolvesse fomentando a criação de uma plataforma logística eficaz para dar resposta às exigências dos novos mercados.


O Porto Seco do Soyo localiza-se num ponto estratégico da província do Zaire, conectando Angola com o Congo.


O projeto de remodelação e ampliação do Porto centrou-se em duas fases. A primeira fase consistiu em analisar o que já se encontrava construído e perceber as necessidades do Cliente para o local. Numa segunda fase, consistiu na reorganização do espaço dividindo-o em três zonas nomeadamente zona de trânsito não condicionado, zona intermédia e zona de trânsito condicionado.


Na zona de acesso não condicionado localizam-se edifícios de carácter público como o posto de abastecimento ou o hotel.


Numa zona intermédia, encontram-se serviços como a alfândega com acesso a partir da zona pública ou através da área condicionada.


Na zona de acesso condicionado localiza-se o parque dos contentores e edifícios que necessitam de apoio ao nível da segurança.