ESTUDO PRÉVIO
Preliminary Study
DESCRIÇÃO
Erguido junto da linha de comboio, o edifício permite fazer a requalificação da zona através do arranjo dos passeios públicos, bem como participar na renovação social e urbana da zona.
Os apartamentos que constituem o edifício são direcionados para o público jovem, em especial estudantes, que pretendam uma habitação temporária. Os apartamentos possuem as dimensões mínimas e que oferecem o conforto necessário para o público-alvo.
Tendo em conta esta premissa, é proposto um espaço polivalente ou sala de condomínio, que sirva de apoio aos condóminos e que possa albergar diversas funções, como por exemplo sala de estudos. Este espaço localiza-se no volume central que conecta os dois volumes de apartamentos. A proposta contempla a existência de espaços verdes de utilização coletiva pelos condóminos.
O edifício é formado por dois paralelepípedos unidos através de um elemento central.
Ambos volumes paralelepípedos são simétricos e os vão presentes nos alçados exibem um desenho regular. A altura dos dois volumes é de 3 pisos e o volume central só possui um piso. Em todos as fachadas do edifício a dimensão dos vãos é repetida estabelecendo uma linguagem formal simétrica em todo o edifício. O volume de união central apresenta-se como uma pala e as suas paredes são translucidas.